Acupuntura Sistêmica



Há mais de cinco mil anos (3.000 anos de registros escritos e mais de 2.000 com achados arqueológicos) os chineses utilizam a acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males.

A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais conhecidos como meridianos, que percorrem todo o corpo. O mecanismo energético é o equilíbrio destes canais e o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas e antiinflamatórias produzidas pelo próprio organismo - endorfinas, serotoninas, próstaglandinas, encefalinas entre outras.

O tratamento pode ser feito de várias maneiras: através da inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo, com eletro estimulação, com magnetos (imãs), ventosas (copos de vidro ou plástico com sucção) ou moxa (bastão de Artemísia). A estimulação desses pontos permite a ativação ou sedação da energia que circula ao longo dos meridianos.


Durante muito tempo a acupuntura foi vista com desconfiança por pacientes e médicos adeptos da medicina ocidental. Hoje em dia a situação é bem diferente. Cada vez mais pessoas procuram a acupuntura para tratar os mais variados problemas. E os médicos, antes receosos, hoje indicam a acupuntura como complemento no tratamento de diversas doenças. A mudança de comportamento se deve aos resultados positivos que comprovam a eficácia da técnica chinesa na cura e tratamento de diversas enfermidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.